Make your own free website on Tripod.com

115 Respostas do Livro do Apocalipse à Doutrina da Trindade

 

 

ATENÇÃO

O objetivo deste estudo não é atacar nenhuma igreja e nenhuma instituição religiosa. O objetivo é entender um pouco mais sobre a palavra de Deus. O que você estudará em seguida, desejo que o aproxime ainda mais dEle.

Este estudo foi encaminhado para os Pres. da DSA, UEB, ARJ Sul, e Dir. Geral da CASA, através dos Correios em 30.06.06, com uma carta pedindo que sejam identificados os erros. E encaminhado via e-mail, em 04.07.06, ao editor da Parousia através do e-mail parousia@unasp.edu.br, com a mesma solicitação. Após a tradução para o inglês, este estudo será enviado, sem data ainda prevista, para a Conferência Geral.

 

 

115 Respostas do Livro do Apocalipse à Doutrina da Trindade

 

Introdução

            Você já sabe que a doutrina da trindade diz que há Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Ou seja, que Deus é um, mas são três. Os teólogos trinitarianos dizem que isso é um mistério. Eles gostam de usar a expressão “o mistério da santíssima trindade”. Você também sabe que eles defendem que o Espírito Santo é uma 3ª “pessoa”, que tem personalidade, e que quem ressuscitou Jesus foi a trindade. E para os religiosos trinitarianos ainda, há igualdade entre “os três”, cabe à 3ª “pessoa” da trindade inspirar os profetas e também continuar o ministério de Jesus aqui na Terra.

            Bem, a escolha em fazer um estudo sobre a trindade utilizando apenas o livro do Apocalipse foi devido ao fato de que em apenas 22 capítulos, muita informação nos é dada sobre Deus. E como a Bíblia não se contradiz, se realmente existe trindade, é claro que um livro tão especial, que revela tanto sobre a Divindade e que nos traz informações desde a guerra no céu até a Terra restaurada, vai confirmar ou refutar a doutrina trinitariana seguida pela maioria da cristandade. Mas no conjunto dos outros livros da Palavra de Deus também é possível ratificar ou desconsiderar esse ensino que tem 1625 anos (381 d.C. - 2006). Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de pesquisar esse tema em outros livros das Sagradas Escrituras, procure fazê-lo para não ser enganado.

 

        Neste estudo, você terá:

·         A apresentação de TODOS os versículos do Apocalipse onde aparece o nome, o título ou uma ação de algum membro da Divindade.

·         Perguntas e respostas acompanhando a seqüência do livro do Apocalipse.

·         A digitação dos versículos citados.

·         Versos apenas do Apocalipse.

 

Talvez não fique muito claro num primeiro momento, como os versículos do Apocalipse descartam ou reafirmam a doutrina da trindade. Para facilitar então a compreensão, ao final de cada resposta bíblica do Apocalipse, você lerá: confirmado, ou, refutado o pensamento trinitariano numerado conforme a legenda abaixo:

 

Legenda com as principais idéias trinitarianas:

1.      Deus é um, mas são três.

2.      Há igualdade entre “os três”.

3.      As “três pessoas” da trindade devem ser adoradas.

4.      O Espírito Santo é a 3ª “pessoa” da trindade e tem personalidade.

5.      Deus não é o Pai de Jesus.

6.      Jesus não é o Filho de Deus.

7.      A trindade ressuscitou Jesus.

 

Devido à riqueza do texto sagrado, em um único versículo há várias informações. Logo, algumas vezes, para que entendamos tudo que um verso ensina, um único versículo é utilizado para responder a mais de uma pergunta.

Alguns versos foram digitados sem pergunta porque se referem de alguma maneira às “pessoas” da Divindade, mas não se relaciona com o tema do nosso estudo. Apocalipse 1:7 é um exemplo.

Há ainda algumas perguntas, como a de nº 3, que são apresentadas mostrando o trabalho de Deus realizado através de anjos e pessoas.

A tradução utilizada foi a de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica Brasileira, 1997.

Os itálicos (palavras cujas letras estão inclinadas para a direita), sublinhados e negritos foram utilizados apenas para facilitar mais a compreensão dos versos. Mas as letras minúsculas e maiúsculas foram mantidas de acordo com o que está na tradução utilizada.

Por favor, pegue a sua Bíblia, ore e examine se o que está escrito mostra o que Jesus revelou a João sobre a Divindade.

E então, vamos começar?

 

115 RESPOSTAS DO LIVRO DO APOCALIPSE À DOUTRINA DA TRINDADE

 

 

CAPÍTULO 1

 

  1. A apresentação do livro do Apocalipse fala que o mesmo é a revelação do Deus trino ou triúno? Quantos e quais os Seres da Divindade que participam diretamente do livro do Apocalipse?

A apresentação do livro do Apocalipse fala apenas em Deus e Jesus. Apocalipse 1:1 : Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,”

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. De quem parte a iniciativa primeira de conceder para nós o livro do Apocalipse?

De Deus O Pai. Apocalipse 1:1 : “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 2.

 

  1. Jesus envia as mensagens do Apocalipse para João, através da 3ª “pessoa” da trindade?

Não. Ele as envia através do anjo dEle. Apocalipse 1:1 : Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. João confirma a palavra e o testemunho de Quem, ao receber as visões?

De Deus e de Jesus Cristo. Apocalipse 1: 1 e 2 : “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João

o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu”.

            Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Ao apresentar-se e ao falar o destinatário das cartas do Apocalipse, no capítulo 1 e nos versos 4 e 5, João diz que as cartas são da parte de Quem?

De Deus, dos sete Espíritos que se acham diante do trono dEle (Deus) e de Jesus Cristo. Apocalipse 1:4 e 5: (v. 4) João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”.

            Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. No capítulo 1 e no verso 4 é citada a 3ª “pessoa” da trindade ou são citados os sete  Espíritos de Deus?

São citados os sete Espíritos de Deus. Apocalipse 1:4 : “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono.” O livro do Apocalipse revela Quem tem os sete Espíritos de Deus. No capítulo 3 e no verso 1 está escrito: “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”.

No capítulo 22 e verso 6 do livro do Apocalipse está escrito: “Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer”.

No mesmo capítulo 22 e no verso 16, identificamos Jesus: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã”.

No capítulo 1 e no versos 12, 13, 16 e 18 diz que Jesus é Aquele que tem as sete estrelas: (v. 12) “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

    

  1. Há alguma sugestão da existência da trindade nos versos 4 e 5 do capítulo 1 do Apocalipse?

Não. Apocalipse 1:4 e 5: (v. 4) “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”.

No capítulo 4 e no verso 5 e também no capítulo 5 e no verso 6 são feitas referências aos sete Espíritos de Deus. Na seqüência do nosso estudo vamos ver isso.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

    

  1. Quantos seres são chamados de fiel testemunha?

Um único Ser, Jesus Cristo. Apocalipse 1:4 e 5: (v. 4) “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

 5   e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2 e 4.

    

  1. Segundo o livro do Apocalipse, quem nos liberta dos nossos pecados é a terceira “pessoa” da trindade, já que segundo os teólogos trinitarianos é “ela” quem nos convence “do pecado, da justiça e do juízo”?

Não. Quem nos liberta é Jesus. Apocalipse 1:5: “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Quem o Apocalipse diz que nos constituiu reino e sacerdotes? E fez isso para quem?

Quem nos constituiu foi Jesus Cristo. Ele fez isso para O Seu Deus e Pai. Apocalipse 1:5 e 6 : (v. 5) e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados

e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém”!

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2, 4, 5 e 6.

 

  1. Qual a primeira informação que o livro do Apocalipse nos apresenta sobre o relacionamento entre Deus e Jesus?

Que Deus Pai é O Deus de Jesus e também O Pai dEle (de Jesus). Apocalipse 1:5 e 6 : (v. 5) “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados

6  e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém”!

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2, 5 e 6.

 

Apocalipse 1:7 : “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém”!

 

  1. A doutrina da trindade diz que há igualdade entre “os três”. Mas Quem é o Todo-Poderoso do livro do Apocalipse?

Deus. Apocalipse 1:8 : “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 2.

 

  1. Os teólogos trinitarianos dizem que a 3ª “pessoa” da trindade ficou no lugar de Jesus aqui na Terra quando Ele voltou para os céus. Mas João atribui a qual Pessoa o motivo dele (João) ser companheiro na tribulação, no reino e na perseverança?

João atribui a Jesus. Apocalipse 1:9 : Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. João foi exilado na ilha de Patmos devido à trindade?

Não. Ele foi exilado por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Apocalipse 1:9 : Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Apesar dos teólogos trinitarianos nos ensinarem que cabe à terceira “pessoa” da trindade inspirar os profetas, Quem é que aparece para João no capítulo 1 e versos 10 a 20 orientando-o a enviar um livro às sete igrejas?

Jesus. Apocalipse 1:10 a 20 : (v. 10) “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,

11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;

15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

19  Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.

20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

      “TÉRMINO DO CAPÍTULO 1” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 2

 

  1. Na carta à igreja de Éfeso (1ª igreja), é a 3ª “pessoa” da trindade quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus (Apocalipse 1:1 – texto digitado na pergunta de nº 1), quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Éfeso. Apocalipse 2:1 : “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro”:

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Na carta à primeira igreja, Éfeso, Quem fala? Como Ele é descrito?

Quem fala é Jesus. Ele é descrito como Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e anda no meio dos sete candeeiros de ouro. Apocalipse 2:1 : “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:”

Para você não ter dúvida que é Jesus vamos ler novamente os versos 12, 13, 16 e 18 do capítulo 1: (v. 12) “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. No final da carta a Éfeso, como é chamado Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e anda no meio dos sete candeeiros de ouro?

Jesus é chamado de Espírito. Apocalipse 2:7 : “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”.

Se você está em dúvida que é Jesus, lembre-se que o livro do Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo (Apocalipse 1:1 – texto digitado na pergunta de nº 1, por exemplo). Lembre-se também que no capítulo 1, dos versos 10 a 20 faz a descrição de Jesus (texto digitado na pergunta de nº 15). Lembre-se ainda que no começo da carta de Éfeso (cap. 2:1 – texto digitado na pergunta de nº 17), João descreve Jesus, como Aquele que fala a Éfeso. E à medida que você continuar a estudar os versos do Apocalipse que respondem às perguntas 28, 34, 39 e 48, ficará completamente claro que o Espírito é Jesus.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Na carta à igreja de Esmirna (2ª igreja), é a 3ª “pessoa” da trindade quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus (Apocalipse 1:1), quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Esmirna.  Apocalipse 2:8 : Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Apesar dos teólogos trinitarianos dizerem que a 3ª “pessoa” da trindade continuou o ministério de Jesus aqui na Terra, Quem é Aquele que fala à segunda igreja?

É Jesus. Apocalipse 2:8 : “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Na conclusão da carta à igreja de Esmirna, que nome recebe Aquele que é “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”?

Jesus é chamado novamente de Espírito. Apocalipse 2:11 : Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte”.

Para você ter certeza que o Espírito é Jesus, veja os versos do Apocalipse que respondem às perguntas de nº 28, 34, 39 e 48.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Na carta à igreja de Pérgamo (3ª igreja), é a 3ª “pessoa” da trindade quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus - Apocalipse 1:1, quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Pérgamo. Apocalipse 2:12 : “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Quem é Aquele que fala à terceira igreja (Pérgamo)?

É Jesus. Apocalipse 2:12 : “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes”.

Veja que no capítulo 1 e nos versos 16 a 18 quem é Aquele que tem a espada afiada de dois gumes: (v. 16) “Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Na conclusão da carta à igreja de Pérgamo, que nome recebe Aquele que é “tem a espada afiada de dois gumes”?

Jesus é chamado novamente de Espírito. Apocalipse 2:17 : “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”.

Para você ter certeza que é Jesus, veja os versos do Apocalipse que respondem às perguntas 28, 34, 39 e 48.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Na carta à igreja de Tiatira, é a 3ª “pessoa” da trindade quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus (Apocalipse 1:1), quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Tiatira. Apocalipse 2:18 : Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Quem é Aquele que fala à 4ª igreja (Tiatira)?

É Jesus. Apocalipse 2:18 : “Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido”:

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 5 e 6.

 

  1. Deus deu o Apocalipse a Jesus - Apocalipse 1:1. Que mais Deus Lhe deu, segundo as próprias palavras de Cristo?

A estrela da manhã. Apocalipse 2:26 a 29 : (V. 26) “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

27  e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;

28  assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.

29  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 2.

 

  1. No término da carta à igreja de Tiatira, que nome recebe O Filho de Deus?

Jesus é chamado de Espírito mais uma vez. Apocalipse 2:26 a 29 : (V. 26) “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

27  e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;

28  assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.

29  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Há teólogos trinitarianos que dizem que Jesus não é realmente Filho de Deus já que Ele (Jesus) não tem uma mãe divina e Deus não é Pai de Jesus. Essas idéias encontram sustentação no livro do Apocalipse?

Não. O livro do Apocalipse mostra que Jesus é realmente O Filho de Deus. Além de Jesus chamar Deus, de Meu Pai: Apocalipse 2:28 : “assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã”,

Veja também o que está registrado em Apocalipse 2:18 : “Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido”:

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 5 e 6.

“TÉRMINO DO CAPÍTULO 2” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 3

 

  1. Na carta à igreja de Sardes (5ª igreja), é a 3ª “pessoa” quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus (Apocalipse 1:1), quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Sardes. Apocalipse 3:1 : Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Quem é Aquele que fala à quinta igreja? Quem tem os sete Espíritos de Deus?

É Jesus. Apocalipse 3:1 : “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”.

Vamos ler o penúltimo verso da carta à igreja de Sardes para confirmarmos Quem tem os sete Espíritos de Deus. Apocalipse 3:5: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.

E para confirmarmos também Quem tem as sete estrelas, vamos ler os versos 12 a 20 do capítulo 1: (V. 12) “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;

15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

19  Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.

20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”.

Leia Apocalipse 5:6 (texto digitado na pergunta de nº 58) que confirma a informação que Jesus é Aquele que tem os sete Espíritos de Deus.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Jesus refere-se a Deus logo no início da carta à igreja de Sardes. De que Jesus chama Deus?

Jesus chama Deus O Pai de Deus dEle. Apocalipse 3:1 e 2 : (v. 1) “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto

2  Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 2.

 

 

Apocalipse 3:4 : “Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas”.

 

 

  1. Jesus afirma que Ele confessará nosso nome na presença de Quem?

Jesus afirma que confessará o nosso nome na presença de Seu Pai e dos anjos. Apocalipse 3:5 : “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2 e 4.

 

  1. Novamente, que nome Jesus recebe no final da carta à igreja de Sardes?

Jesus é chamado de Espírito. Apocalipse 3:5 e 6 : (v. 5) “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Na carta à igreja de Filadélfia (6ª igreja), é a 3ª “pessoa” quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus (Apocalipse 1:1), quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Filadélfia. Apocalipse 3:7 : Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá”:

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Quem é Aquele que fala à 6ª igreja?

É Jesus. Apocalipse 3:7 : “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:”

Para sabermos quem tem a chave de Davi, vamos ler Apocalipse 22:16:  “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Como Jesus refere-se a Deus na carta à igreja de Filadélfia?

Jesus diz que Deus Pai é o Deus dEle quatro vezes. Apocalipse 3:12 : “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 2 e 4.

 

  1. Jesus disse que sobre os salvos será gravado o nome da trindade? A 3ª “pessoa” da trindade gravará alguma coisa sobre os vencedores?

Não. Será gravado sobre os salvos o nome de Deus e de Jesus. Apocalipse 3:12 : “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”.

Ou seja, quem grava o nome de Deus e de Jesus sobre os vencedores é o próprio Jesus.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2 e 4.

 

  1. Como Jesus é identificado no final da carta à igreja de Filadélfia?

Mais uma vez Jesus é chamado de Espírito. Apocalipse 3:12 e 13 : “ (v. 12) “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.

13  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Na carta à igreja de Laodicéia (7ª igreja), é a 3ª “pessoa” da trindade quem dá a mensagem a João?

Não. É o anjo de Jesus (Apocalipse 1:1), quem dá a mensagem a João e ele escreve-a ao anjo da igreja em Laodicéia. Apocalipse 3:14 : Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”:

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Quem é Aquele que fala à 7ª igreja?

Novamente é Jesus. Apocalipse 3:14 : “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”:

Para identificarmos Quem é a única testemunha fiel e verdadeira, basta lermos novamente Apocalipse 1:5 : “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”,

Refutado o pensamento trinitariano de nºs 2 e 4.

 

  1. Segundo a carta à Laodicéia, quantos seres testemunham as obras de Deus Pai?

Um único Ser, Jesus Cristo. Apocalipse 3:14 : “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”:

Para identificarmos novamente Quem é a única testemunha fiel e verdadeira, basta lermos Apocalipse 1:5 : “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”,

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 2 e 4.

 

  1. Os teólogos trinitarianos ensinam que a 3ª “pessoa” da trindade é quem deu prosseguimento à obra de Jesus quando Ele voltou para o Céu. Mas de Quem precisamos comprar ouro, vestes brancas e colírio (Apocalipse 3:18)?

De Jesus. Vamos ler o contexto. Apocalipse 3:14 a 22 : (v. 14) “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus 

15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!

16  Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

17  pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

18  Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

19  Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

20  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

21  Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Jesus disse que um Ser está à porta batendo (Apocalipse 3:20). Seria esse Ser a 3ª “pessoa” da trindade?

Não. É o próprio Jesus. Apocalipse 3:20. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.

Vamos ler todo o contexto novamente? Apocalipse 3:14 a 22 : (v. 14) “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus 

15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!

16  Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

17  pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

18  Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

19  Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

20  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

21  Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Jesus disse que o trono do Céu pertence primeiramente a Quem?

A Deus. Apocalipse 3:21 : Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 2.

 

  1. Quem se sentará em tronos de acordo com as palavras de Jesus?

O vencedor sentará no trono de Jesus, juntamente com Ele (Jesus). Deus senta-Se em Seu trono e Jesus sentou-se no trono de Deus após a Sua vitória. Apocalipse 3:21 : Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2 e 4.

 

  1. Jesus explica que no trono senta-se a trindade?

Não. Jesus fala apenas no trono de Deus e dEle. Apocalipse 3:21 : “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”.

Ou seja, ao referir-se à Divindade, só há o trono de Deus e de Jesus.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. De que nome Jesus é chamado, mais uma vez, no término da carta a Laodicéia?

É chamado de Espírito. Apocalipse 3:21 e 22 : (v. 21) “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

           

“TÉRMINO DO CAPÍTULO 3” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 4

 

  1. Os religiosos trinitarianos dizem que é a 3ª “pessoa” da trindade quem inspirou os profetas. Mas quem fala novamente com João, no primeiro verso do capítulo 4?

É Jesus. Apocalipse 4:1 : (v. 1) “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas”.

Para confirmarmos Quem está falando com João, vamos ler os versos 10, 17 e 18 do capítulo 1: Apocalipse 1:10 : “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta”,

17  Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. No capítulo 4 do livro do Apocalipse e nos versos de 1 a 11 é feita a descrição de Quem? Quem os quatro seres viventes proclamam que é o Todo-Poderoso?

Deus O Pai. Apocalipse 4:1 a 11 : (v. 1) “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.

2  Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado;

e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda.

4  Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro.

5  Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.

6  Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás.

7  O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando.

8  E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.

9  Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,

10  os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:

11  Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”.

Veja na resposta de nº 61, por exemplo, que Jesus também é adorado.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 2.

 

  1. Além de Deus e de Jesus, quem mais tem trono, de acordo com Apocalipse 4:4?

Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4 : “Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro”.

Se existisse a 3ª “pessoa” da trindade, com certeza ela também teria um trono.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Em Apocalipse 4:5, como são mostrados a João os sete Espíritos de Deus? Podemos dizer que os sete Espíritos de Deus são a 3ª “pessoa” da trindade?

Como sete tochas de fogo: “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.

Não podemos dizer que os sete Espíritos de Deus são a 3ª “pessoa” da trindade porque o próprio verso diz que “diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Alguns teólogos trinitarianos dizem que a 3ª “pessoa” da trindade está presente no livro do Apocalipse e “ela” é o mar de vidro ou o rio da vida. O capítulo 4 e o verso 6 João fala no mar de vidro. Podemos dizer que o mar de vidro é a 3ª “pessoa” da trindade?

Não. Vamos ler primeiro o verso 6 do capítulo 4 : “Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás”.

O verso 5 do capítulo 4 diz que os sete Espíritos de Deus são vistos por João como sete tochas de fogo que ardem diante do trono de Deus: “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Há alguma possibilidade de na expressão: “Santo, Santo, Santo...” Apocalipse 4:8, utilizada pelos quatro seres viventes, se referir à trindade?

Não. Veja que os quatro seres viventes ao usar essa expressão, se referem a Deus. Apocalipse 4:8 : “E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir”.

Para que não haja dúvida de que ao dizerem Deus se referem a um único ser, vamos continuar e ler os versos de 9 a 11 do capítulo 4: (v. 9) “Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,

10  os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:

11  Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 2.

 

“TÉRMINO DO CAPÍTULO” 4 E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 5

 

  1. Quantos seres da Divindade são citados no capítulo 5?

Dois seres: Deus O Pai e Jesus Cristo. Vamos ler os versos 1, 5 a 8 do capítulo 5: (v. 1) “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos”.

5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.

6  Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.

7 Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;

8 e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”,

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2 e 4.

 

  1. No capítulo 5 e no verso 2 é a 3ª “pessoa” da trindade que pergunta sobre quem poderá abrir o livro que está na mão direita de Deus?

Não. É um anjo forte. Vamos ler os versos 1 e 2 do capítulo 5: (v. 1) “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.

2  Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos”?

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. João chora muito ao constatar que ninguém pode abrir o livro que ele vê na mão direita dAquele que está assentado no trono: Apocalipse 5:4. Quem vem consolar João ao ele chorar muito?

Quem vem consolar João é um dos 24 anciãos. Vamos ler Apocalipse 5:3 a 5: (v. 3) “Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele;

e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.

5  Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. No capítulo 5 e verso 6, como são mostrados a João os sete Espíritos de Deus? Há alguma possibilidade deste verso que fala nos sete Espíritos de Deus se referir à 3ª “pessoa” da trindade?

João vê os sete Espíritos de Deus como os sete olhos do Cordeiro. Apocalipse 5:6 : “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.”.

Não há possibilidade desse verso se referir a uma 3ª “pessoa” devido à descrição que é feita: sete olhos. E não apenas isso, mas também porque são os sete olhos do Cordeiro e não de uma 3ª “pessoa”, já que O Cordeiro é Jesus. E ao serem citados de novo os sete Espíritos de Deus, o Apocalipse nos dá uma nova informação: enviados por toda a Terra. Essa informação confirma que os sete Espíritos de Deus não são uma 3ª “pessoa”. No capítulo 4 e no verso 5, é mostrado a João os sete Espíritos de Deus como sete tochas de fogo que ardem diante do trono de Deus (verso digitado na pergunta de nº 52).

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Como não sabemos orar corretamente, os religiosos trinitarianos dizem que a 3ª “pessoa” da trindade intercede por nós “com gemidos inexprimíveis”. Quem João vê com taças de ouro na mão, cheias de incenso, que são as orações dos santos (Apocalipse 5:8)?

Os 24 anciãos. Vamos ler os versos 7 a 9 do capítulo 5: (v. 7) “Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;

8  e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,

9  e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação”

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Os versos 9 e 10 do capítulo 5 diz que Jesus nos comprou para a trindade?

Não. Os versos dizem claramente que fomos comprados para Deus. Vamos lê-los: (v. 9)e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

10  e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. No capítulo 5 e nos versos 11 e 12 a adoração é dada a Quem, já que no  capítulo 4 e nos versos 8 a 11, Deus O Pai é adorado?

A adoração é dada a Jesus. Apocalipse 5:11 e 12: (v. 11) “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,

12  proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e  3.

 

  1. No capítulo 5 e no verso 13 diz que o louvor, a honra e a glória devem ser dados a Quem?

A Deus e a Jesus. Vamos ler o verso: “Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 3 e 4.

 

  1. Os teólogos trinitarianos dizem que o governo do Novo Céu e da Nova Terra será da santa trindade. O capítulo 5 e o verso 13 do livro do Apocalipse confirma esse pensamento?

Não. Vamos ler os versos 13 e 14 do capítulo 5: (v. 13) “Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos”.

14  E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 3 e 4.

 

  1. Nos capítulos 4 e 5 do Apocalipse, a trindade é adorada?

Não. A adoração é dada unicamente a Deus e ao Cordeiro e não a uma trindade ou também a uma 3ª “pessoa”. Vamos ler no capítulo 4 e nos versos 8 a 11 que a adoração é feita a Deus O Pai: (v.8 ) “E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.

Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,

10  os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:

11  Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”.

Agora vamos ler no capítulo 5 e nos versos de 11 a 14 que a adoração é dada ao Cordeiro, que é Jesus, e a Deus O Pai: (v. 11)  “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,

12  proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.

13  Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.

14 E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 3 e 4.

 

 

“TÉRMINO DO CAPÍTULO 5” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

       “CAPÍTULO 6

 

Apocalipse 6:1 : “Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem”!

 

Apocalipse 6:3 : “Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem”!

 

Apocalipse 6:5 : “Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão”.

 

Apocalipse 6:7“Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem”!

 

  1. Jesus revela a João que os mártires foram mortos por servirem à trindade?

Não. Os mártires foram mortos por causa da Palavra de Deus e do Testemunho de Jesus: Apocalipse 6:9 e 10 : (v. 9) “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.

10  Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra”?

Para identificarmos a Quem se refere o testemunho que sustentavam, vamos ler novamente dois versos: Apocalipse 1:2 : “o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu”. E Apocalipse 1:9 : “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus”.

Há ainda mais dois versos que falam nos mandamentos de Deus e no testemunho de Jesus que na seqüência deste estudo serão lidos. São eles: Apocalipse 12:17 e 20:4.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

 

Apocalipse 6:12 : “Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue”,

 

  1. Os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre pedem para se esconderem da ira da trindade?

Não. Eles pedem para se esconderem da ira de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 6:15 a 17 : (v. 15) “Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes

16  e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,

17  porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se”?

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

           

“TÉRMINO DO CAPÍTULO 6” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

      “CAPÍTULO 7

 

  1. Os servos de Deus são selados pela 3ª “pessoa” da trindade, já que segundo os religiosos trinitarianos é “ela” quem dá prosseguimento à obra de Jesus na Terra?

Não. Os servos de Deus são selados pelos anjos. Apocalipse 7:1 a 3 :  (v. 1) “Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma.

2 “Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar,

 3 dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”.

 

  1. João vê os salvos diante da trindade?

Não. João vê os salvos diante de Deus e diante do Cordeiro: Apocalipse 7:9 e 10: (v. 9) “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;

10  e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. João vê os salvos e ouve que a salvação pertence à trindade?

Não. João ouve que a salvação pertence a Deus e ao Cordeiro. Apocalipse 7:9 e 10 : (v. 9) “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;

10  e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Ainda referindo-se à visão dos salvos, há alguma informação sobre a existência da 3ª “pessoa” da trindade?

Não. Vamos ler Apocalipse 7:11 a 17 : (v. 11) “Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,

12  dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!

13  Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?

14  Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,

15  razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

16  Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,

17  pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Que informação Apocalipse 7:14 a 17 nos dá sobre o trono da Divindade?

Que Deus está no trono dEle e Jesus encontra-se no meio do trono: (v. 14) “Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,

15  razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

16  Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,

17  pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Recentemente os trinitarianos passaram a usar o verso 17 do Capítulo 7 que diz que o Cordeiro está no meio do trono para pregarem que o trono da 3ª “pessoa” da trindade está à direita de Jesus. O próprio livro do Apocalipse mostra que esse pensamento também não é real?

Sim. Primeiramente vamos ler o contexto em que esse verso é citado. Apocalipse 7:14 a 17 : (v. 14) “Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,

15  razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

16  Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,

17  pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

Apocalipse 5:6 também fala que o Cordeiro está no meio do trono: “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”.

Vamos relembrar os seres da Divindade que têm trono segundo as palavras de Jesus. Apocalipse 3:21 : “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

Vamos ler o que foi revelado a João mais duas vezes sobre quais os seres da Divindade que possuem um trono. Apocalipse 22:1 a 3 : (v. 1) “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

2  “No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.

3  Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão”,

Vamos ler agora que os 24 anciãos também têm trono. Apocalipse 4:4  Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro”.

A seguir vamos recordar que o vencedor não tem trono, mas vai se sentar no trono de Jesus. Apocalipse 3:21 : “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

É mostrado também a João que os 4 seres viventes estão no meio do trono e ao redor do trono, mas eles não têm trono. Apocalipse 4:6 : “Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás”

João ainda viu tronos para aqueles a quem foi dada autoridade de julgar. Apocalipse 20:4 : Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. 

Ainda sobre tronos, Apocalipse 2:13 cita o trono de Satanás: “Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita” ; o trono do dragão dado à besta: Apocalipse 14:3: “A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade” ; e fala também no trono da besta: Apocalipse 16:10 : “Derramou o quinto a sua taça sobre o trono da besta, cujo reino se tornou em trevas, e os homens remordiam a língua por causa da dor que sentiam”. 

Se a 3ª “pessoa” da trindade estivesse à direita de Cristo, nosso Salvador estaria ocupando o lugar central do trono, o lugar de maior importância, contrariando o que Jesus revelou a João sobre Quem é o Todo-Poderoso do livro do Apocalipse, que é Deus O Pai. Apocalipse 1:8 : “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso".

Os versos de Apocalipse 5:6 e 7:17 dizem que Jesus está no meio do trono porque o trono da Divindade é de Deus e dEle, conforme está no livro do Apocalipse.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Quais os seres da Divindade que Apocalipse 7:17 explica que Se relacionarão com os salvos?

Jesus e Deus.Vamos ler o texto: “pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

     

“TÉRMINO DO CAPÍTULO 7” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 8

 

  1. Na abertura do 7º selo finalmente João vê a trindade?

Não. João vê, tratando-se da Divindade, Jesus e Deus Pai. Apocalipse 8:1 e 2: (v. 1) “Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora.

2  Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Os teólogos trinitarianos dizem que a 3ª “pessoa” da trindade intercede por nós. Quem João vê com um incensário na mão com as orações de todos os santos? É a 3ª “pessoa” da trindade?

Não. João vê um anjo. Apocalipse 8:3 a 5  : (v. 3) “Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono;

e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos.

5  E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

“TÉRMINO DO CAPÍTULO 8” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

           

 

           CAPÍTULO 9

 

Apocalipse 9:4 : “e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte”.

 

Apocalipse 9:13 : “O sexto anjo tocou a trombeta, e ouvi uma voz procedente dos quatro ângulos do altar de ouro que se encontra na presença de Deus”,

           

                 “TÉRMINO DO CAPÍTULO 9” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 10

 

Apocalipse 10:4 : “Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as coisas que os sete trovões falaram e não as escrevas.

 

Apocalipse 10:5 e 6 : (v. 5) “Então, o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu

6  e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo que criou o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles existe: Já não haverá demora”,

 

 

  1. Os teólogos trinitarianos dizem que Deus é um mistério. Apocalipse 10:7 confirma isso?

Não. O verso diz que nos dias da voz do sétimo anjo, cumprir-se-á o mistério de Deus. Apocalipse 10:7 : “mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas”.

Vamos ler Apocalipse 11:15 para ficar mais claro: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 1.

 

  1. Os trinitarianos nos ensinaram que a 3ª “pessoa” da trindade é quem inspira os profetas. Mas de Quem é a voz que novamente fala com João em Apocalipse 10:8?

É Jesus. Primeiro vamos ler Apocalipse 10:8 : “A voz que ouvi, vinda do céu, estava de novo falando comigo e dizendo: Vai e toma o livro que se acha aberto na mão do anjo em pé sobre o mar e sobre a terra”.

Vamos confirmar que é Jesus. Apocalipse 1:10 a 19 : (v. 10) “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,

11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;

15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

19  Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.

E para você não ter dúvida, vamos ler ainda Apocalipse 4:1 : “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas”.

            Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

           

“TÉRMINO DO CAPÍTULO 10” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

            “CAPÍTULO 11

 

Apocalipse 11:1 : “Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara, e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que naquele adoram”;

 

Apocalipse 11:3 e 4 : (v. 3) “Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.

4  São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra”.

 

Apocalipse 11:8 : “e o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado”.

 

Apocalipse 11:11 : “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo”;

 

Apocalipse 11:13 : “Naquela hora, houve grande terremoto, e ruiu a décima parte da cidade, e morreram, nesse terremoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram glória ao Deus do céu”.

 

  1. Em Apocalipse 11:15, João ouve vozes dizendo que o reino do mundo se tornou da trindade?

Não. João ouve vozes no céu dizendo que o mundo se tornou de Deus e de Jesus. Apocalipse 11:15 : “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Em Apocalipse 11:16 a 19, os 24 anciãos adoram a Quem?

A Deus: (v.16) “E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus,

17  dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar.

18  Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.

19  Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada”.

É válido lembrar que no capítulo 5:13 e 14 os 24 anciãos adoram também ao Cordeiro: (v. 13) “Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos”.

14  E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 3 e 4.

 

            “TÉRMINO DO CAPÍTULO” 11 E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

       “CAPÍTULO 12

 

Apocalipse 12: 4 a 6 : (v. 4) “ A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

5  Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono.

6  A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias.

 

  1. Apocalipse 12:7 diz que “houve peleja no céu”. Quem pelejou contra o dragão foi a trindade?

Não. Quem pelejou foi Miguel e Seus anjos. Apocalipse 12:7 : “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos”;

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Quando foi expulso o grande dragão e seus anjos, João ouviu grande voz do céu proclamando à trindade?

Não. João ouviu grande voz do céu proclamando que a salvação, o poder e o reino são de Deus e de Jesus. Apocalipse 12:9 e 10 : (v. 9) “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

10  Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o

acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Os religiosos trinitarianos insistem em ensinar que a 3ª “pessoa” da trindade é quem dá continuidade ao trabalho iniciado por Jesus. Este pensamento se confirma em Apocalipse 12: 11 e mostra que os santos venceram o acusador por causa do trabalho da 3ª “pessoa” da trindade?

Não. O verso 11 diz que os salvos venceram o dragão por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram. Mas vamos ler também o verso 10: (v.10) “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

11  Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

Apocalipse 12:13 : “Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão;

 

 

  1. Os teólogos trinitarianos dizem que a guerra do dragão é contra a trindade. Sobre isso, o que Apocalipse 12:17 nos informa?

A guerra do dragão não é contra a trindade. Apocalipse 12:17: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar”.

Lembre-se que houve peleja no céu. É só voltar um pouquinho e ler os textos novamente que estão nas respostas nºs 80 e 81.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

“TÉRMINO DO CAPÍTULO 12” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

           

       “CAPÍTULO 13

 

Apocalipse 13:6 : “e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu”.

 

Apocalipse 13:8 : “e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

 

  1. João vê os 144.000 no Monte Sião. Na fronte dos salvos João vê o nome dos “três”?

Não. João vê o nome de Deus e de Jesus. Apocalipse 14:1: “Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Os 144.000 de acordo com Apocalipse 14:3 e 4 são as primícias para a trindade?

Não. São primícias para Deus e para o Cordeiro: (v. 3) “Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.

4  São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro”;

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. João vê a 3ª “pessoa” da trindade tendo um evangelho eterno na mão para pregar a cada habitante do planeta Terra?

Não. João vê um anjo. Apocalipse 14:6 e 7 : (v. 6) “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,

7  dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. O “outro anjo” que João vê diz que é para temermos, darmos glória e adorarmos à triunidade?

Não. É para temermos e darmos glória a Deus e adorarmos ao Criador. Apocalipse 14: 6 e 7 : (v. 6) “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,

7  dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Em Apocalipse 14:9 e 10 o 3º anjo fala que os adoradores da besta sofrerão na presença da trindade?

Não. O 3º anjo diz que os adoradores da besta sofrerão na presença de Deus, de Jesus e dos santos anjos: (v. 9) “Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão,

10  também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Apocalipse 14:12 é um dos versos mais conhecidos do livro do Apocalipse. Nele diz que a perseverança dos santos refere-se à trindade?

Não:Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Em Apocalipse 14:13, de Quem é a voz que João ouve do Céu e que é chamada de Espírito?

É Jesus. Em 1º lugar vamos ler Apocalipse 14:13 : “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.”.

Apocalipse 1:10 a 15:  “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,

11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;

15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.

Apocalipse 4:1 : “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas”.

Apocalipse 2:18: “Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido”.

E no final da carta à Tiatira, Jesus é identificado como o Espírito mais uma vez. Apocalipse 2:26 a 29 : (V. 26) “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

27  e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;

28  assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.

29  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Lembre-se que já vimos nos capítulos 2 e 3 que O Espírito é Jesus. Para você ter certeza, por favor, volte e leia os versos do Apocalipse que estão nas perguntas de nºs 28, 34, 39 e 48.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

 

Apocalipse 14:14 a 16: (v. 14) “Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada.

15  Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu!

16  E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada”.

 

Apocalipse 14:19 : “Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus.

      

“TÉRMINO DO CAPÍTULO 14” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

            “CAPÍTULO 15

 

Apocalipse 15:1 : Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus”.

 

 

  1. Quais os seres da Divindade citados por João na visão dos salvos que estarão sobre o mar de vidro?

Deus e Jesus. Apocalipse 15:2 a 4: (v. 2) “Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus;

3  e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!

4  Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça”.

Para identificarmos Quem é o Rei das nações vamos ler Apocalipse 17:14 : “Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

 

Apocalipse 15:7 : “Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos”.

 

Apocalipse 15:8 : “O santuário se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos”.

 

            “TÉRMINO DO CAPÍTULO 15” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

           

           

CAPÍTULO 16

 

  1. A voz que João ouve vinda do Santuário é a voz da 3ª “pessoa” da trindade?

Não. Apocalipse 16:1 : “Ouvi, vinda do santuário, uma grande voz, dizendo aos sete anjos: Ide e derramai pela terra as sete taças da cólera de Deus”.

Apocalipse 1:10 a 20 : (v. 10) “Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,

11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;

15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

19  Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.

20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”.

Apocalipse 4:1 : “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

Apocalipse 16:5 e 6 : (v. 5) “Então, ouvi o anjo das águas dizendo: Tu és justo, tu que és e que eras, o Santo, pois julgaste estas coisas;

6  porquanto derramaram sangue de santos e de profetas, também sangue lhes tens dado a beber; são dignos disso”.

 

Apocalipse 16:7 : “Ouvi do altar que se dizia: Certamente, ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

 

Apocalipse 16:9 : “Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória”.

 

Apocalipse 16:11 : “e blasfemaram o Deus do céu por causa das angústias e das úlceras que sofriam; e não se arrependeram de suas obras”.

 

Apocalipse 16:14  : “porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso”.

 

Apocalipse 16:15 : “(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)”

 

Apocalipse 16:17 : “Então, derramou o sétimo anjo a sua taça pelo ar, e saiu grande voz do santuário, do lado do trono, dizendo: Feito está”!

 

Apocalipse 16:19 : “E a grande cidade se dividiu em três partes, e caíram as cidades das nações. E lembrou-se Deus da grande Babilônia para dar-lhe o cálice do vinho do furor da sua ira”.

 

Apocalipse 16:21 : “também desabou do céu sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento; e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus, porquanto o seu flagelo era sobremodo grande”.

 

                 “TÉRMINO DO CAPÍTULO 16” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 17

 

Apocalipse 17:6 : “Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto”.

 

Apocalipse 17:14 : “Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele”.

 

Apocalipse 17:17 : “Porque em seu coração incutiu Deus que realizem o seu pensamento, o executem à uma e dêem à besta o reino que possuem, até que se cumpram as palavras de Deus”.

 

Apocalipse 17:4 “Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos”;

 

            “TÉRMINO DO CAPÍTULO 17” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 18

 

  1. Apesar dos teólogos trinitarianos insistirem que a Bíblia foi dada pelo ministério da 3ª “pessoa” da trindade, quem João vê descer que ilumina a Terra com a sua glória e dá uma mensagem muito importante?

Um anjo. Apocalipse 18:1 a 3 : (v. 1)Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória.

2  Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável,

3  pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

Apocalipse 18:5 : “porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou”.

 

Apocalipse 18:8 : “Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou”.

 

Apocalipse 18:20 :“Exultai sobre ela, ó céus, e vós, santos, apóstolos e profetas, porque Deus contra ela julgou a vossa causa”.

 

            “TÉRMINO DO CAPÍTULO 18” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 19

 

  1. Depois da ruína de Babilônia, no capítulo 19 e nos versos de 1 a 8, o que é mostrado a João?

A adoração a Deus e a alegria pela chegada das bodas do Cordeiro: (v. 1) “Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus,

2  porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.

3  Segunda vez disseram: Aleluia! E a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos.

Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia!

Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes.

6  Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso.

Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,

8  pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 3 e 4.

 

  1. É a 3ª “pessoa” da trindade que aparece a João e fala para ele que “bem aventurados aqueles que participam das bodas do Cordeiro” e também diz que “são estas as verdadeiras palavras de Deus”?

Não. Mais é uma vez é um anjo. Apocalipse 19:9 e 10 : “Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus”.

10  Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. A seguir, Quem João vê que é chamado de “Verbo de Deus”?

Jesus, descrito como um cavaleiro. Apocalipse 19:11 a 16 : “(v. 11) “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.

12  Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.

13  Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;

14  e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro.

15  Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.

16  Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Que diferença João mostra entre os membros da Divindade expressa no capítulo 19 e nos versos 15 e 16?

João chama Deus O Pai de Todo-Poderoso e Jesus de Rei dos Reis e Senhor dos Senhores: (v. 15) “Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.

16  Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2 e 4.

 

 

Apocalipse 19:17 : “Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus”,

 

Apocalipse 19:19 : “E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército”.

 

Apocalipse 19:21 : “Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes”.

 

            “TÉRMINO DO CAPÍTULO 19” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 20

 

  1. É a 3ª “pessoa” da trindade que prende o dragão, já que para os teólogos trinitarianos é a 3ª “pessoa” da trindade quem “convence do pecado, da justiça e do juízo”?

Não. Quem prende o diabo, é um anjo. Apocalipse 20:1 a 3 : (v. 1) “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente.

Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;

lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. O Apocalipse revela que os mártires morreram por causa do Deus trino ou triúno?

Não. Os mártires deram a sua vida por causa do testemunho de Jesus e por causa da palavra de Deus. Apocalipse 20:4 :  (v. 4) “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. O Apocalipse revela ainda que aqueles que têm parte na 1ª ressurreição serão sacerdotes da trindade?

Não. Serão sacerdotes de Deus e de Cristo. Apocalipse 20:6 : “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

Apocalipse 20:11 e 12: (v. 11) “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.

12  Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros”.

 

            “TÉRMINO DO CAPÍTULO 20” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 21

 

  1. No capítulo 21 e nos versos 1 a 7 há alguma citação da trindade?

Não. Duas vozes vêm do trono da Divindade. Conforme vimos até agora que os seres da Divindade que têm trono são Deus e Jesus (Apocalipse 3:21 e 22, texto digitado na resposta de nº 47). Apocalipse 21:1 a 7 : “(v. 1) “ Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

2  Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.

3  Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.

4  E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

6  Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

7  O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Apesar dos teólogos trinitarianos ensinarem que a inspiração dos profetas é mediante o ministério da 3ª “pessoa” da trindade, quem mostra para João, a cidade santa, a Nova Jerusalém?

Um anjo. Apocalipse 21:9 a 11 : (v. 9) “Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;

10  e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,

11  a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. A cidade santa, a Nova Jerusalém, é a cidade do Deus trino?

Não. A Nova Jerusalém é a noiva do Cordeiro que desce do céu da parte de Deus. Apocalipse 21:9 a 11 : “(v. 9) “Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;

10  e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,

11  a qual tem a glória de Deus. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Você leu no verso 10 do capítulo 21 que a Nova Jerusalém desce do céu da parte de Deus. No verso 14 do mesmo capítulo 21 João vê escritos os nomes dos apóstolos de Jesus e da 3ª “pessoa” da trindade?

Não, apenas o nome dos apóstolos de Jesus. Apocalipse 21:14 : “A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. João não vê santuário na nova Jerusalém e nos diz que não viu porque o santuário é o Deus trino?

Não. João diz que nela não viu santuário porque o santuário dela é o Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro. Apocalipse 21:21 e 22 : (V. 21) “As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.

22  Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo- Poderoso, e o Cordeiro.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1, 2 e 4.

 

  1. A Nova Jerusalém não precisa do sol e nem da lua porque a trindade à ilumina?

Não. Apenas Deus e o Cordeiro a iluminam. Apocalipse 21:23 : “A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

Apocalipse 21:27 : “Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro”.

 

            “TÉRMINO DO CAPÍTULO 21” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

 

CAPÍTULO 22

 

  1. No capítulo 22 e no verso 1, João vê o trono de Quem?

De Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:1 : “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. Numa tentativa de colocar a 3ª “pessoa” da trindade no livro do Apocalipse, os teólogos trinitarianos também dizem que a 3ª “pessoa” da trindade é “o rio da água da vida”, referindo-se a Apocalipse 22:1. É possível isso ser verdade? O próprio livro do Apocalipse mostra que isso não é real?

O próprio livro do Apocalipse mostra que isso não é real. Vamos ler novamente Apocalipse 22:1 : “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro”.

Os sete Espíritos de Deus são mostrados a João como sete tochas de fogo: Apocalipse 4:5 : “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus”.

E também são mostrados a João como sete olhos do Cordeiro: Apocalipse 5:6 : “Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Mais uma vez, João vê o trono de Quem?

O trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:2 a 6 : (v. 2) “No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.

3  Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão,

4  contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.

5  Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos”.

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

 

  1. No capítulo 22 e no verso 6 é citado “o Deus dos espíritos dos profetas”. Esse Deus é a 3ª “pessoa” da trindade?

Não. É Jesus. Primeiro vamos ler Apocalipse 22:6Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer”.

Agora vamos ler novamente Apocalipse 1:1 : Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao servo João”.

Mas pode ser que você ainda esteja com dúvida. Então, veja o que Jesus disse: Apocalipse 22:16 : “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

 

Apocalipse 22:7 : “Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

 

Apocalipse 22:8 e 9 : (v. 8)Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.

9  Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”.

 

  1. É a 3ª “pessoa” da trindade que diz para João não selar as palavras da profecia do Apocalipse?

Não, é Jesus. Apocalipse 22:10 a 14 : (v. 10) “Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo”.

11  Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

12  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

13  Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

14  Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”.

            Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Os trinitarianos acreditam que quem dá prosseguimento à obra de Jesus é a 3ª “pessoa” da trindade. Jesus declara novamente que deu a mensagem através da 3ª “pessoa” da trindade?

Não. Ele deu a mensagem através do anjo dEle. Apocalipse 22:16 : “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã”.

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Os teólogos trinitarianos usam, por exemplo, Apocalipse 22:17, que cita a palavra Espírito para tentar nos convencer que o Espírito aqui citado é a 3ª “pessoa” da trindade. Há algum embasamento no livro do Apocalipse para tal idéia?

Não. Vamos ler primeiramente Apocalipse 22:17 : “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.

Por favor, leia os versos do Apocalipse que estão nas respostas nºs 28, 34, 39 e 48. E lembre-se que a noiva é a esposa do Cordeiro e não a esposa da 3ª “pessoa” da trindade. Apocalipse 21:9 : “Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro”.

Mas pode ser que você ainda tenha alguma dúvida. Então, para que você não fique com nenhuma dúvida vamos ler Apocalipse 22:20: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus”!

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Quem conclui o livro do Apocalipse é a 3ª “pessoa” da trindade, já que para os trinitarianos é “ela” quem inspira os profetas?

Não. É Jesus. Apocalipse 22:18 a 20 : (v. 18) “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;

19  e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.

20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus”!

Refutado o pensamento trinitariano de nº 4.

 

  1. Quais são os Seres da Divindade citados no término do livro do Apocalipse?

Deus e Jesus. Vamos ler Apocalipse 22:18 a 21 : (v. 18) “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;

19  e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.

20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!

21  A graça do Senhor Jesus seja com todos”.

Ou seja, o livro do Apocalipse termina com Deus e Jesus, assim como o início do livro mostra os Seres da Divindade que existem: Deus e Jesus. Apocalipse 1:1 :Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,”

Refutados os pensamentos trinitarianos de nºs 1 e 4.

           

            “TÉRMINO DO CAPÍTULO 22” E NADA QUE COMPROVE A TRINDADE.

 

Conclusão

 

            Depois de ver tantos versículos do livro do Apocalipse, por que você não aproveita para ler o livro todo? Você poderá conferir se foi esquecido algum verso que cita um membro da Divindade e se realmente todo o estudo está de acordo com o livro. Se não foi deixado nenhum verso fora do estudo que fala ou explica que a Divindade é triúna, NÃO HÁ TRINDADE NO LIVRO DO APOCALIPSE. E já foi mostrado através do estudo “250 Respostas Bíblicas à Doutrina da Trindade” que essa doutrina é ensinamento de homens. E agora, o estudo do Apocalipse veio apenas confirmar que a trindade não é bíblica. Ou seja, assim como o conjunto dos demais livros da Bíblia, o livro do Apocalipse nos mostrou que:

1.      Três seres não são A Divindade.

2.      Não há a igualdade entre Deus e Jesus pregada pelos teólogos trinitarianos.

3.      A adoração deve ser dada apenas a Deus e ao Cordeiro.

4.      O Espírito Santo não é uma 3ª “pessoa” e nem tem uma personalidade.

5.      Deus é O Pai de Jesus.

6.      Jesus é O Filho de Deus.

7.      A trindade não ressuscitou Jesus.

 

            Como você deve ser um bom observador, você percebeu que em nenhuma das 115 respostas do livro do Apocalipse foi refutado o pensamento de que a trindade ressuscitou Jesus. Realmente, não há nenhum verso que diz que não foi. Mas, como você também viu que a 3ª “pessoa” da trindade não existe, logo, a trindade não ressuscitou Jesus. Ou seja, o conjunto dos 22 capítulos do livro do Apocalipse explica que foi impossível Jesus ter sido ressuscitado pela trindade. Então, refutado o pensamento trinitariano de nº 7.

 

Apesar de ter identificado 115 respostas do livro do Apocalipse à doutrina da trindade, lembre-se que pode haver mais respostas porque a Palavra de Deus é um tesouro inesgotável.

 

Para todos aqueles que acrescentarem ou retirarem do texto sagrado algo que não está, copio a advertência dada por Jesus: Apocalipse 22:18 a 20 : (v. 18) “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;

19  e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.

20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus”!

 

            Antes de terminar gostaria de agradecer a Deus por desenvolver mais este estudo que, acredito plenamente, tirará qualquer dúvida sobre o tema da trindade. Agradeço também à minha esposa e às minhas duas filhas pela paciência que tiveram para terminá-lo. Informo ainda que esse estudo não é o resultado de um trabalho feito por um grupo de pessoas.

 

Que Deus continue a ter misericórdia de todos nós e que tenhamos coragem dada por Ele para que mediante Jesus, façamos as mudanças na nossa vida para estarmos para sempre juntos!

 

Um abração, do irmão,

Marcos Avellar do Nascimento

marcosavellar@ibest.com.br                                   

Rio de Janeiro, julho de 2006.

 

CLIC AQUI para uma versão de impressão

 

RETORNAR